terça-feira, 1 de maio de 2007

As raparigas falam da 1ª vez

A minha primeira vez…

A primeira vez é uma etapa muito importante nas nossas vidas, por isso, só se torna bonito se for no momento certo e com o parceiro adequado.
Muitos medos surgem: um preservativo furar, uma gravidez, uma doença sexualmente transmissível…
Muitas dúvidas surgem: será que dói? Onde vai ser? Como?
Quanto à idade em que se deve começar é uma coisa um pouco relativa, acho que não deve ser demasiado cedo pois pode trazer algumas complicações tanto a nível físico como psicológico. Em alguns países estabeleceu-se uma idade legal para iniciar a vida sexual, nuns países é 16 noutros 18, eu acho que isto não faz o mínimo sentido, cada um deve começar quando se sentir preparado.
Por fim, quanto à questão do rompimento do hímen é outra das coisas que não faz o mínimo sentido pois nem sempre o hímen rompe ou pode mesmo romper por outros motivos e há até mesmo raparigas que já nascem sem hímen e é uma perfeita crueldade quando certas raparigas são punidas por duvidarem assim da sua pureza.
Enfim, tenho muitas dúvidas, muitos medos, até posso ter também muita vontade mas esses medos superam isso, então chego à conclusão de que não estou preparada.

Eu acho que a primeira vez que uma pessoa inicia a sua sexualidade têm muita importância. Quando eu decidir tomar esse passo na minha vida espero que seja com alguém que eu goste e que goste de mim, porque na minha opinião se não for com alguém que se ame não vai ser importante, nem especial. Para mim, a primeira vez deve ser bem pensada e com consciência daquilo queremos fazer. Mas o mais importante é sem duvida usar precaução, antigamente ate podia haver motivos para não se usar porque o tema”sexo” não era muito abordado pelas pessoas mas hoje em dia a falta de precaução já não existe por faltade conhecimento, pois o “sexo” é muito falado na TV, nas escolas, etc. Eu acho que ainda sou muito nova para iniciar a minha vida sexual pois ainda não me sinto preparada, nem encontrei a pessoa certa para isso.

Sexualidade

Hoje em dia a idade com que se tem a 1ª vez já não é muito importante perante a sociedade.
Na minha opinião a idade não conta, mas sim a maturidade e a responsabilidade que a pessoa tem. Devem faze-lo quando se sentirem preparados, e não para dizerem que são melhores que os outros, ou na forma mais popular, “que são bons”.
Para a relação sexual correr “bem” deve existir respeito mútuo e o uso de precauções, como por exemplo o preservativo.
Por vezes, por muito que o momento seja planeado, nem sempre corre como se imagina. Muitas das vezes é no momento exacto do acto da relação sexual que se percebe que ainda não se está preparado, que ainda não chegou o seu momento.
Desde o momento que se começa a planear o essencial, talvez existam alguns receios e dúvidas. Mas esses receios e essas dúvidas devem ser discutidas entre o casal e devem, também ser esclarecidas.
Não se deve praticar sexo com qualquer pessoa, deve ser com alguém em quem confiamos e que a relação já seja duradoira (são os principais argumentos). E se realmente o acto sexual não se realizar porque alguém do casal ainda não está preparado, deve haver compreensão por parte do parceiro.
No fundo, na minha opinião, o essencial é haver respeito, amor, precaução e a consciência do que está a fazer.

A PRIMEIRA VEZ...

A primeira vez deve ser muito especial para os dois. Na minha opinião não deve ser com uma pessoa qualquer, deve ser com alguém que nós gostemos e que temos a certeza que gosta de nós.
Acho que quanto mais tarde melhor e muito sinceramente, porque não só depois do casamento? Muitos acham que isso é uma coisa antiga mas eu acho que não.
Há quem tenha dúvidas sobre se isso vai ser doloroso, se vai correr bem, se vai gostar ou não.
Para iniciar a vida sexual tanto o rapaz como a rapariga devem ter certeza de que é aquilo que querem, e tem que ter mentalidade suficiente para se acontecer alguma coisa consiga assumir as responsabilidades.
Para muitos a vida sexual é uma coisa normal do dia-a-dia, mas para outros é completamente vergonhoso. Para haver sexo deve haver amor, o sexo ainda é um tabu na nossa sociedade, os jovens iniciam a sua vida sexual só porque os amigos já não são virgens e por isso sentem-se na obrigação de perderem a virgindade também. Nesses casos não é especial e é sem amor.
É muito importante termos certeza do que queremos!

Na minha opinião, a primeira vez para um rapaz e para uma rapariga é algo de novo, de misterioso.
Sendo a primeira vez, ficamos um pouco preocupados se as coisas vão correr como o desejamos.
Muitas das vezes, a falta de experiência torna-nos apreensivos
No entanto, eu penso que para uma rapariga o acto em si de ser a primeira vez é capaz de ter mais importância e impacto que no caso de um rapaz.
Para o rapaz, o importante é experimentar e muitas das vezes a pessoas com quem tem relação não importa muito.
O importante é fazê-lo e dizer aos outros que o fez.
Para a rapariga, eu acho que a primeira vez ainda aparece como um momento mágico, que vai marcar a sua vida. Mas, tanto no caso do rapaz como no da rapariga pode haver excepções! Nem todas as pessoas sentem o mesmo relativamente a primeira vez e ao acto em si!

Tenho dezasseis anos, e sinceramente já pensei muito nesse momento: a primeira vez. Para muitos deve ser bem planeado entre o rapaz e a rapariga, na minha opinião esse momento acontecerá na altura que deverá acontecer. Eu acho que ainda não ter acontecido às pessoas da minha idade, como é o meu caso, não é uma anormalidade, muito pelo contrario esse momento tem que ser especial e para ser especial tem que ser com a pessoa certa não com o primeiro que aparecer e também esse momento tem que ser desejado por ambos não apenas por um. Por outro lado também há aquele receio dos métodos contraceptivos não serem 100% eficazes e aí uma pessoa já tem aquele receio de o fazer, também existe a pílula, mas nem sempre pode ser tomada e ainda é prejudicial à nossa saúde.
Bem eu não me sinto preparada para iniciar a vida sexual com o acto sexual, prefiro ficar pela imaginação de que será um momento inesquecível para mim e para ele.

Alunas do 9º Ano

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acabei de fazer 14 anos e, como todas as raparigas, quero que a minha 1ª vez seja mágica e inesquecível.
Tenho andado um pouco preocupada porque acho que sou muito nova para sentir o que sinto em relacção à sexualidade.
Sei que muitas(os) de vocês podem achar uma estupidez e que ainda sou muito nova para estar verdadeiramente apaixonada... Mas a verdade é que estou e sinto-me muito bem com esse rapaz.
Tenho a certeza que ele me ama e que se excita comigo, mas nunca tive a coragem de lhe dizer que quero iniciar a minha vida sexual com ele.
Ao contrário do que muitas pessoas dizem, não quero iniciar a minha vida sexual porque os meus amigos já iniciaram ou porque o meu namorado me pressiona, apenas porque sinto essa necessidade.

Anónimo disse...

gostei mt do blog, e realmente a 1ª vez tem que ser bem pensada. também tenho 16 anos e ando com um rapaz com 20 anos. ja andamos a 8 meses mas eu nunca tive relações sexuais ao contrario dele. quero que seja especial e tenho a certeza que é com ele que quero perder a virgindade mas tenho um pouco de receio. talvez não esteja na altura, mas acho que ele não precebe muito isso. beijos.