terça-feira, 20 de março de 2007

A obesidade é notícia

Obesidade infantil: criado projecto para escolas
2007/03/09 18:48

Iniciativa de centro de saúde promove hábitos alimentares saudáveis

O Centro de Saúde de Miranda do Corvo está a desenvolver um projecto que promove hábitos alimentares saudáveis e acompanhamento das crianças com obesidade e excesso de peso, tendo já rastreado a maioria dos alunos do ensino básico local, informa a agência Lusa.
«Trata-se de um projecto pioneiro na região. Já fizemos o rastreio das crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo e estamos a realizar consultas no Centro de Saúde com um nutricionista», disse esta sexta-feira à Lusa o director da unidade, César Fernandes.
Um diagnóstico feito por duas enfermeiras do Centro de Saúde de Miranda do Corvo, no início do ano lectivo, envolvendo 168 das 222 crianças que frequentam o ensino pré-escolar do concelho, revelou que 13,9 por cento dos rastreados têm excesso de peso e 4,76 por cento são obesos.
O projecto pretende evitar que crianças com peso dentro dos parâmetros considerados normais atinjam excesso de peso, ao mesmo tempo que encaminha e acompanha as crianças sinalizadas, através de um nutricionista.
Entre as várias actividades a desenvolver, destaca-se a adopção de ementas correctas no fornecimento de alimentação às crianças, bem como a promoção de estilos de vida saudáveis e o acompanhamento da actividade física das crianças em risco, em parceria com um nutricionista.





Bebé de 15 meses pesa 25 quilos
2007/03/16 11:38

Mateus Araújo engorda um quilo por mês e a mãe já não sabe o que fazer

Negligência ou caso raro? Certo é que a situação de Mateus Souza do Carmo Araújo, um bebé de apenas 15 meses, está a chocar o Brasil, pois apresenta um peso totalmente anormal para a idade: 25 quilos.
Natural de Porto Seguro, na Bahia, está 15 quilos acima do normal para uma criança da sua idade. Segundo O Globo, a mãe, Aline Araújo, de 27 anos, está desesperada porque o filho tem desmaios constantes. Mateus respira com dificuldade, diz poucas palavras e não consegue andar sozinho. «Começou a engordar aos três meses de idade. Dava-lhe leite em pó e uma mistura de mingau», explicou a mãe, que tem um outro filho sem qualquer problema de peso: «Ninguém na família tem histórico de obesidade. Não sei mais o que fazer». Mateus visita o nutricionista desde os três meses de idade, mas o tratamento não está a surtir efeitos. «Não sei o que aconteceu, pois não emagrece. O meu filho engorda mais de um quilo por mês. Não consigo controlar isto», disse Aline, que não encontra ninguém que cuide do seu filho. Até já se viu forçada a deixar o emprego: «Não conseguia encontrar quem ficasse com ele, pois ninguém conseguia carregá-lo.»

Sem comentários: