sexta-feira, 2 de março de 2007

Regras de uma alimentação equilibrada

A alimentação é um dos factores que mais influencia a qualidade e a duração da vida humana, desempenhando um papel de primordial importância na promoção da saúde e na prevenção da doença. Assim, uma alimentação equilibrada é essencial para se sentir bem e em forma.

Em Portugal os erros alimentares são ainda frequentes, tanto em relação à quantidade de alimentos ingeridos como, e sobretudo, em relação à sua qualidade. O excesso de alimentos ricos em gordura saturada e açúcar, e a falta de frutas e cereais pouco refinados, são apenas alguns dos “pecados” cometidos pela maioria das famílias nacionais. Nós somos o que comemos. Daí a importância de fazer uma alimentação equilibrada. Para alcançar este objectivo, é fundamental conhecer os nutrientes que cada alimento oferece para tirar o máximo partido deles.

A nova Roda dos Alimentos



A nova versão da roda dos alimentos traz muitas novidades. O seu formato original, o círculo, mantém-se. Mas, ao invés de cinco, passamos a ter sete grupos de alimentos e a água, esse bem imprescindível à vida, ocupa o lugar central do círculo.
É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões que indicam, precisamente, a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.


Como é constituída?

Cereais e derivados, tubérculos:
4 a 11 porções
Hortícolas: 3 a 5 porções
Fruta: 3 a 5 porções
Lacticínios: 2 a 3 porções
Carnes, pescado e ovos: 1,5 a 4,5 porções
Leguminosas: 1 a 2 porções
Gorduras e óleos:
1 a 3 porções

O que nos ensina?

De uma forma simples, a nova Roda dos Alimentos transmite as orientações para uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação:

  • completa - comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
  • equilibrada - comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendadas;
  • variada - comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes estações do ano.

sites relacinados: http://www.confagri.pt

http://www.uarte.mct.pt

Sem comentários: