segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

O que os alunos pensam sobre a anorexia

Fiquei chocada com as notícias que saíram ultimamente sobre várias modelos que morreram com anorexia. Achei muito correcto imporem novas regras no mundo da moda que exigem que as modelos tenham um peso mínimo. É uma óptima ideia para ajudar a combater esse problema.
Anónima
Fico bastante sensibilizada com certos casos de anorexia, principalmente quando derivam de simples comentários feitos por amigos e colegas.
Felizmente eu não tenho desses problemas, sou magra e saudável, sinto-me bem com o meu corpo.
Catarina Vieira
Para mim a anorexia é um vício e pode-se ver isso facilmente. Quando uma pessoa entra no "mundo" da droga ou do álcool é muito difícil sair, até depois de vários tratamentos ela corre o risco de voltar a cometer o mesmo erro. É difícil sair.
Com a anorexia passa-se exatamente o mesmo. Uma pessoa anoréctica acha-se gorda mesmo tendo um índice de massa corporal abaixo do recomendado. E mesmo que venha a perceber que está magra, mesmo que queira engordar não consegue, pois já não se trata só de um problema físico mas também psicológico, e é muito complicado sair desta situação.
Dos textos lidos na aula o que me chamou mais à atenção foi o da morte da modelo brasileira. Acho que além de uma notícia este caso deve ser visto como um aviso para todas as pessoas, em especial para as jovens.
Cuidado com a alimentação, pois é essencial para termos uma vida saudável.
Carla Leite
As doentes de anorexia não têm falta de apetite, muitas vezes sentem fome, mas recusam-se a comer devido ao terror de engordar.
Não deixes que ela te persiga. Faz-lhe frente.
Patrícia Magalhães
Eu não concordo com o que estas pessoas (anorécticas) fazem com a saúde, deixam de comer só porque acham que estão gordas.
Nestes casos deve-se consultar um nutricionista ou outro médico para saber o que se deve ou não comer, para fazer uma dieta equilibrada, não é deixar redicalmente de comer.
Se deixarmos de comer vamos prejudicar gravemente a nossa saúde. Com a saúde não se brinca!
Anónimo
A anorexia é uma doença e a pessoa tem que reconhecer a própria doença para se poder curar.
Frederico Carvalho
Para mim a forma de combater a anorexia é as agências de modelos estipularem um peso normal para as modelos poderem entrar.
Devia haver uma área de educação alimentar nas escolas para ajudar os jovens a terem uma alimentação saudável.
Anónimo
Muitos ficam anorécticos mas só para chamarem a atenção. É chocante saber que na nossa sociedade há muitas pessoas com essa doença.
Ana Marques
Na minha opinião, a anorexia funciona como a droga, pensamos que conseguimos controlar tudo, começamos por uma questão estética e quando damos conta a doença apoderou-se de nós.
Na maior parte das vezes as pessoas sentem-se obrigadas a emagrecer porque o seu corpo não correponde aos ideais de beleza e os outros gozam com elas. Acho que cada um deve ser avaliado pela sua personalidade, não pelo seu aspecto físico.
Anónimo

1 comentário:

Anónimo disse...

infelizmente na nossa sociedade à mts casos de anorexia. os jovens cada vez mais se preocupam com o corpo e por isso fazm dietas absurdas e não aceitam conselhos de ninhuém ... não querem que os ajudem, pois pensam que o que estão a fazer é certo ...