terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Anorexia



A anorexia nervosa tem sido um tema recorrente da actualidade noticiosa, pois tem havido muitos casos de morte em consequência desta doença. Este fenómeno surge em vários contextos sociais, mas de uma forma mais evidente, também por ser mais mediático, no mundo da moda. O culto exacerbado da magreza é um dos factores que pode estar na origem deste problema. A anorexia é frequentemente associada às modelos e responsabiliza-se este sector da sociedade por incutir nas jovens estereótipos de beleza que põem em causa a saúde. No entanto existem certamente muitos outros factores que podem contribuir para o desencadear deste distúrbio alimentar.



Para compreender aquilo de que falamos é preciso conhecer. Vamos procurar saber um pouco mais sobre a doença.



Anorexia Nervosa



É uma perturbação psicológica com implicações físicas e emocionais graves. Afecta predominantemente as adolescentes com maior risco de incidência entre os 14-18 anos, podendo iniciar-se mais cedo. Embora seja predominante no sexo feminino, surge também no sexo masculino. Caracteriza-se essencialmente por um medo intenso de engordar mesmo quando muito magra, por uma perda de peso superior a 15% em relação ao peso esperado, por uma alteração significativa da percepção do tamanho e forma corporais e ausência de, pelo menos, 3 ciclos menstruais consecutivos.
Para que a Anorexia Nervosa surja é necessária a conjugação, num dado momento, de determinados factores: a jovem adolescente ter determinadas características de personalidade, vivenciar algumas dificuldades e problemas pessoais e iniciar uma dieta. No entanto, tudo começa um pouco antes da dieta.
Habitualmente são jovens com uma auto-estima baixa, alguns traços obsessivos, dúvidas acerca do seu valor pessoal, com padrões elevados de exigência e responsabilidade, inseguras, que não sentem confiança em si e com dificuldades em estabelecer relações com os outros. Ou seja, sentem que não conseguem gerir a sua vida, tomar decisões ou simplesmente fazer as coisas bem, o que faz com que se centrem no seu corpo e no seu controlo como forma de obterem valor pessoal.
Numa 1ª fase da perda de peso são elogiadas, no entanto, as jovens começam a sentir que precisam de força de vontade para controlar a fome e emagrecer. Assim, a perda de peso é percepcionada como uma vitória pessoal.
Inicialmente e quando o diagnóstico está confirmado verifica-se sempre uma reacção de negação de qualquer tipo de ajuda, levando muitas vezes a conflitos familiares e sociais.Esta situação clínica quando não detectada a tempo pode tornar-se numa doença crónica, sendo que a taxa de mortalidade é de 5%.


in http://www.huc.min-saude.pt/psicdisalimentares/anorexia.html

Sem comentários: