quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Gripe A - H1N1

Apesar da evolução verificada ao longo dos anos no sentido de uma melhoria das condições sociais e de tratamento, hoje completamente diferentes, a história mostra-nos que é necessário agir com rapidez e eficiência de modo a minimizar o impacto que este novo vírus poderá provocar na saúde das populações. Este novo agente, resulta de uma combinação de um vírus humano, aviário e suíno e, como para todos os vírus pandémicos, a população humana tem pouca ou nenhuma imunidade sendo assim altamente patogénico, adquirindo capacidade de se transmitir eficaz e continuadamente entre seres humanos. Assim, é importante intervir no sentido de diminuir a probabilidade de contágio.
O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando se fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco.
O vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas dado que o contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada depositadas em superfícies de utilização pública como por exemplo as maçanetas das portas ou noutros materiais, como os lápis ou cadernos.

Algumas das precauções que deves ter em conta:

- Proteger a boca quando espirras com um lenço de papel (que deves deitar depois ao lixo) ou com o braço.
- Lavar frequentemente as mãos (sobretudo depois de teres tocado em alguma superfície ou objecto).
- Não partilhar materiais escolares como lápis, canetas ou borrachas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Leituras Encenadas III

Por quem me Apaixonarei?
O Livro de Pedro

A leitura das histórias Por quem me Apaixonarei? e O Livro de Pedro foi o ponto de partida para pôr à conversa mais um grupo de alunos do 9ºD com colegas do 6º ano. O tema da conversa foi a discriminação de que são alvo as pessoas com orientação sexual diferente.










segunda-feira, 25 de maio de 2009

Leituras Encenadas II

O aquário

Desta vez, outro grupo de alunos do 9ºD, falou de discriminação através da leitura de O aquário. O tipo de discriminação abordado, neste caso, era o racismo. Os alunos de duas turmas do 2º ano foram o público seleccionado.








Festa da Saúde


De 22 a 24 de Maio, decorreu a IV Festa da Saúde e da Solidariedade, em Cabeceiras de Basto. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal e contou com a participação de diversas organizações, entre as quais o nosso agrupamento.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Leituras Encenadas I

A Princesa que queria ser Rei

A turma do 9º D encenou três histórias que abordam assuntos relacionados com a discriminação. Tema que estes alunos estão a trabalhar em Área de Projecto. A primeira história a ser apresentada foi A Princesa que queria ser Rei, relativa à discriminação de género, explorando o papel do homem/mulher na sociedade. O público era constituido por alunos do 8º ano.









quarta-feira, 25 de março de 2009

Projecto Homem

Visita do 7º B ao Centro de Acolhimento do Projecto Homem, em Braga.

O Projecto Homem tem vindo a ganhar destaque no tratamento da toxicodependência. A ideia base nasceu em Itália, em 1979, inspirada na metodologia dos Daytop Village, nos Estados Unidos da América, onde surgiu a primeira comunidade terapêutica baseada em princípios da auto-ajuda.


A filosofia deste projecto define-se como um “programa livre de drogas”, uma vez que situa o problema da droga na pessoa que está por detrás da substância. A Equipa de Intervenção Directa, a Comunidade Terapêutica e a Reinserção Social são os alicerces do projecto.
A Equipa de Intervenção Directa, designada por “equipa de rua”, é uma unidade de intervenção directa junto de populações toxicodependentes, das suas famílias e, de uma forma geral, junto das comunidades afectadas pelo fenómeno da toxicodependência. A sua finalidade é fomentar a integração dos indivíduos em processos de recuperação, tratamento e reinserção social, através do desenvolvimento de acções articuladas de sensibilização, encaminhamento e orientação.Um dos objectivos passa por encaminhar os utentes para o Centro de Dia, mas não só. Também fazem prevenção primária. A equipa desloca-se a escolas, por exemplo, onde se fazem palestras e acções de informação e sensibilização. O trabalho desta equipa passa ainda pelo apoio às famílias, que acabam também por ser afectadas pela “doença”. São elas, na maior parte das vezes, que se apercebem e dão o alerta para a situação do toxicodependente.A equipa faz também trabalho na rua, que consiste do contacto com a comunidade e em especial com a população-alvo. A Equipa de Intervenção Directa é geralmente composta por um coordenador e um vivencial. “Vivencial” é aquele que já passou por todo o processo, pelo experimentar, pela adicção, pelo tomar de consciência da “doença” e pela luta da recuperação. Porque não basta dizer que se quer recuperar e voltar a ter uma vida normal. É uma luta ao segundo, com altos e baixos, com recaídas e nem sempre com um final feliz.
A Comunidade Terapêutica é uma unidade especializada que presta cuidados a toxicodependentes que necessitam de internamento. Fornece ainda apoio psicoterapêutico e socioterapêutico, com o objectivo de promover o tratamento e a reintegração. Quem ali se dirige é encaminhado ao longo de um percurso com três fases. A primeira delas inclui trabalhos específicos como sessões de terapia individual e familiar, em grupo e sessões psicopedagógicas.A segunda fase é um reconstruir da personalidade, o indivíduo é motivado para exteriorizar os seus sentimentos. Já na terceira fase prima-se pelo aprofundar desse auto-conhecimento que foi sendo estimulado ao longo das fases anteriores. Depois de ultrapassadas estas três etapas passa-se à Reinserção Social, cujo objectivo é a reintegração na vida activa.
A Reinserção Social é sobretudo um período para a pessoa continuar o seu crescimento e maturação, mas em condições de menor protecção, maior liberdade e contacto com a sociedade, para chegar a uma total autonomia pessoal e integração social. É também uma verificação dos resultados obtidos na fase anterior. O processo de Reinserção Social supõe alcançar um estilo de vida autónomo no meio da sociedade e normalizar a vida a nível pessoal, familiar, social e não só. O processo termina com aquilo que a equipa denomina de “alta terapêutica”. Depois disso os indivíduos continuam a reunir-se uma vez por mês, numa partilha contínua de experiências e vivências.Todo este percurso tem subjacente um conceito denominado “recuperação bio-psico-social”, uma vez que são essas as três vertentes sobre as quais o trabalho da equipa de terapeutas incide: corpo, mente e relação com o próximo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009

Os temas de Área de Projecto saíram à rua...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ex aequo com a vida


Os alunos do 9º D convidaram a rede ex aequo para uma palestra, no âmbito das actividades que estão a desenvolver em Área de Projecto, sobre o tema da discriminação.
A rede ex aequo tem como objectivo trabalhar no apoio à juventude lésbica, gay, bissexual ou transgénera e na mudança das mentalidades em relação às questões da orientação sexual e identidade de género.
A palestra realizou-se na Biblioteca Municipal e nela participaram as três turmas do 9º ano que se encontram a trabalhar o tema da discriminação.
A receptividade por parte dos alunos foi óptima, tendo estes participado activamente, dando a sua opinião sobre as diferentes questões que foram sendo colocadas pelo convidado.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

VIH/SIDA

Porque a SIDA continua a matar.
Porque o número de novos casos de infecção têm aumentado sobretudo entre os jovens heterosexuais.
Porque o avanço da medicina/indústria farmacêutica tem levado a que cada vez mais a SIDA seja encarada como uma doença crónica mas não mortal, com as implicações perniciosas que isso tem ao nível da prevenção.
É fundamental continuar a sensibilizar os nossos jovens para a importância de se protegerem contra este inimigo, ainda, terrível.

SIDA
aqueles que têm nome e nos telefonam
um dia emagrecem - partem
deixam-nos dobrados ao abandono
no interior duma dor inútil muda
e voraz

arquivámos o amor no abismo do tempo
e para lá da pele negra do desgosto
pressentimos vivo
o passageiro ardente das areias - o viajante
que irradia um cheiro a violetas nocturnas

acendemos então uma labareda nos dedos
acordamos trémulos confusos - a mão queimada
junto ao coração

e mais nada se move na centrifugação
dos segundos - tudo nos falta

nem a vida nem o que dela resta nos consola
e a ausência fulgura na aurora das manhãs
e com o rosto ainda sujo de sono ouvimos
o rumor do corpo a encher-se de mágoa

assim guardamos as nuvens breves os gestos
os invernos o repouso a sonolência
o vento
arrastando para longe as imagens difusas
daqueles que amámos mas não voltaram
a telefonar
Al Berto, in Horto de Incêndio

A sua voz cortada dizia ao telefone
eu estou muito mal, tão mal, e eu queria
anunciar o seu terror; mas quem me escutava?

Via-lhe o ventre com a crosta coagulada
e a melodia do peito, um fluxo em chaga,
donde parecia fugir a massa celular.
Despedia-me do quarto de refugo.
Era melhor esquecer o que diziam terapia.
As supensões alienadas pelos tubos,
a tentativa de tudo o que é vão.
E fôra tanto de dia a dia e um amor
tão usual e nenhum esperara
nas poucas noites longínquas
esse rasgão hospitalar.

Desaparecemos. Com o tempo nenhum lamento.
Embora haja a dor e o terror
e haja até, quem o pode saber?, o amor.

Quando acordo olho primeiro a pele.
Tenho medo das manchas, dos lugares
dos gânglios, da primeira impotência.
Ouço o rancor das ondas
Que não pode findar.
E tenho de seguir os outros desejos,
aceito o amor que pedem os que vão
connosco a caminho desse animal aninhado,
o desaparecimento.

Tudo se transformou em história.
Um vírus que nos deixou
ao anjo sem guarda.


Joaquim Manuel Magalhães, in Alta Noite em Alta Fraga (excertos compilados)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Respire bem e … encha-se de Saúde


Respirar traz benefícios para a saúde de todo o corpo

As crianças por norma respiram “bem”, isto é, inspiram com o ventre e não com o peito. Mas à medida que crescemos e nos enchemos de bloqueios emocionais, ficamos cada vez mais tensos e respiramos pior. Recuperar essa capacidade é uma questão de prática. Respirar bem influencia positivamente todas as funções
vitais: sistema nervoso, cardiovascular, gastrointestinal, muscular e psíquico. E beneficia também o sono, a memória, a concentração e as emoções.


Respirar faz bem à saúde e se o fizermos “bem” ainda faz ainda melhor, ao respirarmos correctamente estamos a beneficiar o nosso organismo.


Uma respiração para cada momento

Abdominal
Contra a ansiedade


  • Inspire e dirija o ar para a zona do abdómen. Coloque as mãos no ventre para ver como “enche” ao inspirar. Expire lentamente, encolhendo o ventre até soltar o ar.


Intercostal
Reforça a auto-estima



  • Inspire e conduza o ar para a zona das costelas. Para se orientar, apoie as mãos e sinta como essa zona vai enchendo. Expire até expulsar todo o ar.

Pulmonar
Para revitalizar



  • Inspire até encher de ar a parte superior do peito. Coloque as mãos sobre os pulmões para perceber o movimento. Expulse o ar todo à medida que vai soltando o pescoço e os ombros.

Completa
Para renovar



  • Inspire e leve o ar para o ventre, depois à zona das costelas, e finalmente aos pulmões. Aguente uns segundos. Expulse o ar devagar, por ordem inversa, aguente uns segundos sem respirar depois de expirar.


Dinâmica
Combate o stress



  • Coloque-se de pé com os pés afastados e inspire pelo nariz.
    Expire pela boca, soltando um sussurro ou assobio, e deixe cair a parte superior do corpo em direcção ao chão. Recupere a posição inicial enquanto inspira novamente.

Informação recolhida pela Ana Cláudia Martins, 8º A

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação


Ontem, 16 de Outubro, a nossa escola comemorou (mais uma vez) o Dia Mundial da Alimentação.
Este ano foi dado um especial destaque à importância do pequeno-almoço na alimentação diária.


Foi posta uma mesa de pequeno-almoço e projectada uma apresentação em PowerPoint onde estavam definidas as regras de um pequeno-almoço completo e equilibrado, bem como as implicações para a saúde (se esta refeição não for tomada) e alguma informação sobre oa alimentos/nutrientes que devem estar presentes.


Mas as actividades não se limitaram a sensibilizar para tomar o pequeno-almiço, também foi elaborado um painel sobre os distúrbios alimentares.

Este painel foi explorado pelos alunos no sentido de compreenderem as graves consequências para a saúde de cada um dos distúrbios alimentares apresentados.
No final da actividade, foram distribuidos pelos alunos vários produtos oferecidos pela Nestlé.
Esta actividade foi organizada pela Coordenadora do PES, Helena Silva, em colaboração com a turma do 8º A e a sua professora de Área de Projecto, Marisa Galvão.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

As "voltinhas" das marchas e a Educação para a Saúde


COME FRUTA!

Comer bem é uma arte,
E nem tem que ser um luxo!
Só picanha e espadarte,
Fazem azia no “bucho”!

Come bananas, laranjinhas e melão
Carne de frango e sardinhas
Nunca te esqueças dos legumes e do pão
Se não ficas um trinca-espinhas.

Qu’remos que todos façam a melhor dieta
Vai ser essa a nossa luta.
Conselho sábio, como vindo dum poeta,
Não se esqueçam de comer fruta!


Abusos e pouco tino
Parecem porcos na pia.
P’ra curar o intestino
Só a colonoscopia!

Come bananas, laranjinhas e melão
Carne de frango e sardinhas
Nunca te esqueças dos legumes e do pão
Se não ficas um trinca-espinhas.

Qu’remos que todos façam a melhor dieta
Vai ser essa a nossa luta.
Conselho sábio, como vindo dum poeta,
Não se esqueçam de comer fruta!


Os três Santos Populares
‘Stão a chegar, vêm de barco.
Desceram dos seus altares,
Querem festejar no Arco!

Come bananas, laranjinhas e melão
Carne de frango e sardinhas
Nunca te esqueças dos legumes e do pão
Se não ficas um trinca-espinhas.

Qu’remos que todos façam a melhor dieta
Vai ser essa a nossa luta.
Conselho sábio, como vindo dum poeta,
Não se esqueçam de comer fruta!


A mensagem destes “camones”
‘Speramos que tenha eco.
Quem tiver corpo danone
Pode mostrar-se no Meco!



Marcha dos Glutões

Na noite de S. João, comilão
Todos afiam o dente.
Com a sardinha na mão, pois então
Um copinho marcha sempre.
Passa o sexto D e E olaré
Com arquinhos e balões
Entre magrinhos e latagões
Animados e contentes vão marchando estes glutões.

Sou barrigudo sou um grande pasteleiro
Só quero comer bolinhos e não sei poupar dinheiro
Ai ai ai ai de beber só coca-cola
Vou encher a barriguinha
Mas não entro na escola


Um bolo aqui, uma trincada ali
Que vida tão regalada
Ao ver-me pançudo, só o Talon
Fez de mim uma espetada
Sinto na barriga as horas a dar
Ai que fome, que larica…
Passo pelo bar, sempre a zarpar
A gulodice é muito minha,
Não a dou a mais ninguém!

Sou barrigudo sou um grande pasteleiro
Só quero comer bolinhos e não sei poupar dinheiro
Ai ai ai ai de beber só coca-cola
Vou encher a barriguinha
Mas não entro na escola



Amor

O, i, o, ai. Vamos lá à romaria
Comer, beber e dançar com a nossa Maria
O, i, o, ai Hoje é dia de alegria
Vamos lá todos marchar
Nesta nossa romaria.

Hoje, no Arco, encontrei um mulherão
Aconteceu, n’avenida capitão
Dei-lhe um grande beijo, com tanto desejo
Dei-lhe um apalpão, deu-me um estaladão.

Este dia é nosso
Há amor no ar
8ºD, vamos lá todos marchar.

O, i, o, ai. Vamos lá na procissão
Dançar nas ruas do Arco com o nosso João
O, i, o, ai. Hoje é dia de folia
Vamos lá todos marchar
Nesta nossa romaria.


Hoje, no Arco, encontrei um rapazinho
Aproximei-me, ficou todo vermelhinho
Dei-lhe um grande abraço, com tanto carinho
E logo ele disse “Oh, meu amorzinho!”

Este dia é nosso
Há amor no ar
8ºD, vamos lá todos marchar.

O, i, o, ai. Vamos lá à romaria
Levem todos os seus pares e dancem com alegria
O, i, o, ai. Amor do meu coração!
Vamos lá todos marchar
Neste nosso S. João.


Hoje, no Arco, há as Marchas Populares
E, nesta festa, amor não há-de faltar
Para atingirmos a felicidade
É só com amor, amor de verdade.

Este dia é nosso
Há amor no ar
8ºD, vamos lá todos marchar.



Ouve esta marcha, marcha da alimentação
P’ra poderes ser saudável
Come com moderação
Ó-i-ó-ai, come fruta e vegetais
Leite e seus derivados,
Carne, peixe e cereais.

Ó-i-ó-ai, põe-te em cima da balança
Ó-i-ó-ai, vê lá se ficas sem pança

Se fizeres uma alimentação regrada
Não tens de fazer dieta forçada

Olha a marcha da alimentação
6º A ensina com esta canção
Que devemos, pois, saber bem comer
Vamos lá, todos temos de aprender

Atentos à roda, todos nós devemos estar
P’ra sabermos bem comer
E a saúde não faltar
Ó-i-ó-ai, é importante não esquecer
Para não desidratar
Água temos de beber

Ó-i-ó-ai, põe-te em cima da balança
Ó-i-ó-ai, vê lá se ficas sem pança

Se fizeres uma alimentação regrada
Não tens de fazer dieta forçada